Serra da Estrela num Fim de Semana

TÍNHAMOS O FIM DE SEMANA LIVRE E COM O BOM TEMPO QUE SE FAZIA SENTIR ESCOLHEMOS A SERRA DA ESTRELA PARA UM BELO PASSEIO. O PONTO MAIS ALTO DE PORTUGAL CONTINENTAL TEM MUITO PARA OFERECER. É MUITO MAIS DO QUE UMA SIMPLES TORRE LÁ NO ALTO. CASCATAS, RIOS, LAGOAS E TRILHOS PRESENTEIAM O PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA.



o que não perder na serra da estrela numa visita RELÂMPAGO?




COVÃO DA PONTE

Este local já foi em tempos um parque de campismo neste momento é um parque de lazer para quem quer passar uma tarde a fazer churrascada e a descansar. No entanto se és aventureiro podes sempre pernoitar por lá tens casas de banho apesar de não estarem muito limpas. Durante o dia o Covão da Ponte tem uma beleza extraordinária quando a noite caí este local fica mais sombrio com a presença de morcegos e a quantidade de árvores não deixa passar o luar, o local não tem luz publica. Agasalhe-se na Serra da Estrela durante a noite faz frio e não deixes escapar esta aventura.

IMG_20180929_180017
Covão da Ponte

IMG_20180930_074943.jpg
Pernoita Covão da Ponte


MANTEIGAS

A vila de Manteigas localiza-se bem no coração da Serra da Estrela e é um local simplesmente mágico e tranquilo para um passeio durante a noite ou até mesmo durante o dia. Se pernoitar no Covão da Ponte faça como nós ao passar em Manteigas aproveite e vá tomar o pequeno almoço, as pessoas são muito simpáticas.
IMG_20180929_194539
Chegada a Manteigas

 

POÇO DO INFERNO

Perto da Vila de Manteigas esta cascata tem 10m e é o ex-ibris da Serra da Estrela. Quando fomos era já final de Verão e a cascata encontrava-se seca no entanto a beleza natural do local ainda perdura.
IMG_20180929_184155
Cascata Poço do Inferno

 

VALE GLACIAR DO ZÊZERE

Este vale liga a Vila de Manteigas ao maciço central da Serra da Estrela a melhor forma de apreciar o vale é percorrendo a N338. Aqui encontramos vestígios dos tempos em que o gelo moldou a paisagem.
IMG_20180930_085634
Vale Glaciar do Zêzere

 

COVÃO D’AMETADE

Tal como o Covão da Ponte o Covão d´Ametade também já foi um parque de campismo. Neste momento tem churrasqueiras e casas de banho, embora estejam fechadas. Depois de entrarmos no parque ouvimos um zumbido que aparentava ser de abelhas, no entanto não vimos nenhum vestígio delas. Neste covão também se pode pernoitar. Entre o Covão da Ponte e o Covão d´Ametade o que melhor é escolher o Covão da Ponte porque o frio no Covão d´Ametade é maior. No entanto não deixe de o visitar.
IMG_20180930_100851.jpg
Covão d'Ametade

 

CÂNTAROS

São três os Cântaros que podemos ver no Covão d´Ametade. O Cântaro Gordo, o Magro e o Raso. O Cântaro Magro é o mais utilizado como parede de escalada. Um dia destes voltaremos, para usufruir da paisagem desde o cimo deste cântaro.
IMG_20180930_101940.jpg
Cântaro Magro

 

LAGOA COMPRIDA

É a maior lagoa das aldeia serranas e constitui o maior reservatório de água da Serra da Estrela. Por aqui a paisagem é lindíssima e inicia-se o percurso até ao Covão dos Conchos. Este covão encaminha as água da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida.
IMG_20180930_115051
Lagoa Comprida

 

COVÃO DOS CONCHOS

Este túnel tem 48m de coroamento e 1519m de comprimento foi construído na década de ’50. Para chegarmos a esta proeza seguimos o caminho de terra desde a lagoa comprida. Ao longo do percurso avistamos em grande parte do mesmo a lagoa comprida, sempre do lado direito. Fizemos o percurso – ida e volta – durante 3h. É um percurso de nível baixo o que dificulta é a falta de marcas ou melhor notamos que existem marcas mas que estas foram destruídas e apagadas por alguém. Fizemos marcas ao longo do caminho com pedras e esperemos que o homem não as destrua novamente.
IMG_20180930_134835.jpg
Covão dos Conchos

 

LORIGA

Este lugar é conhecido como sendo a suíça portuguesa. Aqui existem vários poços com piscinas naturais. É um local de final de tarde onde podemos parar para desfrutar de uma cerveja no bar e admirar a bela paisagem e caso o tempo convide sempre pode dar um mergulho.
IMG_20180930_162951.jpg
Praia Fluvial da Loriga

 
AINDA TEMOS MUITO PARA EXPLORAR NA SERRA DA ESTRELA... ATÉ LÁ... VIAJA COM ALMA!