Cracóvia: A descoberta

APROVEITAMOS O VOO DA RYANAIR… E FOMOS ATÉ CRACÓVIA. VIAJAR ATÉ CRACÓVIA É MERGULHAR NA HISTÓRIA DE UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DA EUROPA, NÃO SÓ CONHECIDA PELAS SUAS LENDAS MAS TAMBÉM PELA PRESENÇA DOS JUDEUS NA CIDADE.

ADORAMOS PASSEAR PELA CIDADE DE CRACÓVIA. É UMA CIDADE CALMA, RICA NA SUA HISTÓRIA E NA SUA CULTURA.
IMG_20200306_142230
Basílica Santa Maria



IMG_20200306_134332
Torre da Prefeitura


DO AEROPORTO DE CRACÓVIA CHEGAMOS Á CIDADE DE AUTOCARRO. APANHAMOS O AUTOCARRO 252 – SÃO CERCA DE 40 MINUTOS ATÉ AO CENTRO DE CRACÓVIA. UMA VIAGEM CUSTA 0,94€ E DEVEMOS TIRAR O BILHETE PARA A ZONA II. NÃO SE PREOCUPEM COM OS HORÁRIOS – HÁ SEMPRE AUTOCARROS A PASSAR.


O ALOJAMENTO É BARATO EM CRACÓVIA. NÓS ALUGAMOS UM ESTÚDIO MUITO PERTO DO CENTRO. 5*


Conhecemos a cidade de Cracóvia com a empresa Cracow Free Tours. A nossa visita durou +/-3h30 e visitamos o centro histórico e o bairro judeu. Começamos a visita em frente á Basílica de Santa Maria andamos pelo centro histórico e o guia deu-nos a conhecer muitas curiosidades de Cracóvia. Passamos pela Torre da Prefeitura, pelas muralhas da cidade medieval, fomos até à universidade onde estudou o Papa João Paulo II, continuamos até á igreja onde o mesmo rezava, logo depois fomos até ao Castelo Real de Wawel.



IMG_20200307_112413
Muralhas da Cidade


Segundo a lenda, um maligno dragão vivia numa caverna na colina de Wawel e devorava os cidadãos, mas ninguém sabia como acabar com ele, até que um pobre sapateiro decidiu rechear a pele de um cordeiro com enxofre. O dragão devorou o cordeiro e sentiu muita sede, por isso bebeu toda a água do rio e explodiu. 🙂



IMG_20200307_171016
Dragão de Wawel


Depois de uma breve pausa, continuamos a nossa visita em direção ao bairro judeu. Começamos por ver algumas sinagogas – vimos quatro de sete sinagogas existentes no bairro. Passamos pela Praça Nova – no coração de Karimierz – este local é um bom para quem gosta de comida de rua – típica de Cracóvia. Seguindo a história dos judeus por Cracóvia seguimos até ao lugar onde rodou o filme “A lista de Schindler”. Continuamos até á Praça dos Heróis do Gueto – local onde os judeus eram selecionados para ir para os campos de concentração e passamos também pelo Muro do Gueto, na mesma praça.

Para quem tiver tempo pode ainda ir até á fábrica de Schindler, descansar no lugar mítico de Krakus Mound, desfrutar do Park Bednarskiego ou até visitar as Minas do Sal de Wieliczka. Para quem gosta de sair durante a noite aconselho participar no krakow crawl – irá certamente descobrir o melhor da vida noturna de Cracóvia.



IMG_20200307_160652
Park Bednarskiego

Tiramos um dia para irmos ao Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau. A nossa visita era ás 12h mas tivemos que apanhar o comboio ás 8h30. É fundamental ir com antecedência porque a entrada em Auschiwitz é muito controlada e acaba por demorar muito tempo para entrar. Apesar da visita a Auschitwitz ser gratuita aconselho a visita com guia – os bilhetes devem ser adquiridos no site com alguma antecedência. Para chegarmos ao campo de concentração fomos de comboio até Oświęcim a partir da gare central de Cracóvia. O bilhete custa 5,40€ para uma viagem – tiramos o bilhete dentro do comboio. A estação fica mais ao menos a 2km dos campos de concentração. Andamos cerca de 10 minutos a pé.
Estação de Comboios 
Campo de Concentração Auschwitz

Campo de Concentração Auschwitz

Campo de Concentração Birkenau 
Campo de Concentração Birkenau 




VISITAR CRACÓVIA NÃO É IGUAL A VISITAR OUTRA CIDADE.

VISITAR CRACÓVIA É SINAL DE SILENCIO E DE REFLEXÃO.

VISITAR CRACÓVIA TAMBÉM É VIAJAR COM ALMA.

Sem comentários:

Enviar um comentário