ANDALUZIA TEM UM CLIMA MEDITERRÂNEO O QUE É ÓTIMO PARA IR EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. APROVEITAMOS AS FÉRIAS DE NATAL DE 2019 PARA “ESCALAR” POR SERRAS ANDALUZAS. SIM”ESCALAR”! O QUE NOS LEVOU ATÉ Á REGIÃO DE ANDALUZIA FOI O GRANDE NUMERO DE VIAS FERRATAS EXISTENTES NA ZONA. PREPARAMOS A NOSSA VAN COM AS COISAS ESSENCIAIS E FOMOS ENCONTRAR PUEBLOS MAGNÍFICOS EM ANDALUZIA.
NA VERDADE, TÍNHAMOS FEITO UMA ÚNICA VEZ VIA FERRATA, NA SUÍÇA, INTERESSAMO-NOS PELA MODALIDADE E COMPRAMOS O NOSSO PRÓPRIO MATERIAL. ESPANHA, AQUI TÃO PERTO É UM “MUNDO” PARA OS AMANTES DE VIA FERRATA. O SITE DEANDAR.COM TEM UM GRANDE NUMERO DE VIAS E BASTANTE INFORMAÇÃO PARA QUEM QUER SUBIR A MONTANHA COM A AJUDA DE UM CABO DE AÇO. FAZEMOS VIAS FERRATAS ENTRE O K1 E K3, NO ENTANTO JÁ NOS AVENTURAMOS EM VIAS K4.
Via Ferrata Benalauria. de la Canal - Andaluzia |
Iniciamos a nossa aventura pelo pueblo de Gaucín. Estes pueblo tem a sua própria vida para além das vias ferratas aconselho a ficarem um pouco por aqui. Seguimos até Benalauria. A via ferrata é excecional bem no cimo da montanha. Chegamos a Atajate a tempo do almoço e durante a tarde fizemos a via ferrata, vale a pena. Seguimos para El Chorro, já lá tínhamos estado á cerca de dois anos quando fizemos o Caminito del Rey – voltamos – desta vez com mais adrenalina subimos a montanha através da via ferrata. Continuamos até ao miradouro de Hondonero para subirmos a via ferrata onde as paisagens são excelentes. A nossa aventura continuou pelo pueblo de Comares, aqui encontramos três vias ferratas na mesma colina. Para além das vias ferratas o pueblo de Comares é bastante característico, tirem um tempinho para visitar a vila.
Via Ferrata Beanalauria |
El Chorro |
Depois de termos subido tantas montanhas seguimos para Alhama de Granada onde tiramos um tempinho pra relaxar nos Baños de Aguas Termales – o melhor de tudo é que os banhos são grátis – isso mesmo grátis – aproveitem e desfrutem deste encanto na natureza.
Faltava pouco para brindarmos ao novo ano por isso fomos até á cidade de Granada divertirmo-nos na “Noche Vieja”. Passamos o novo ano na Plaza del Carmen – foi uma boa escolha. Quando chegamos á praça estavam a oferecer uns saquinho com mascaras, óculos e uvas passas. Houve fogo de artifício e concertos depois a noite continuou nos bares. Os espanhóis são super divertidos e a noite só acabou ás cinco da manhã.
Noche Viaja Plaza del Carmen |
No dia seguinte seguimos para Sierra Nevada subimos até Hoya de la Mora – uma estância gratuita onde se alugam trenós. Chegamos bem cedo o que foi ótimo para nos divertirmos na neve sem muita gente. Os trenós são super divertido e vale a pena alugar. Ao final de três descidas estamos prós.
Sierra Nevada |
Depois da manhã passada na neve fomos até Monachil – fica perto da Sierra Nevada – desta vez fomos fazer a Ruta de Los Cahorros. Esta rota não está marcada mas segue-se junto ao rio por pontes e caminhos estreitos. Vale a pena porque a rota tem os seus “quês” de adrenalina e as paisagens são fantásticas. Para amantes de escalda tem uma parede com várias vias.
Como ainda não estávamos cansado de subir a montanha antes de voltarmos para Portugal paramos em Moclin e fizemos mais duas vias ferratas. Uma era um k2 com pontes e tirolina, a outra tinha vário níveis – k1 a k4 – esta via ferrata é um ótimo local de treino. Devíamos ter mais disto é Portugal.
Via Ferrata Fuente Vieja, Moclin |
Esta foi a nossa primeira experiência em van. Adoramos! Dormimos sempre em estacionamentos públicos perto dos pueblos ou das vias ferratas que fazíamos. Fiquem descansados em Espanha é muito comum vermos pessoas com o seu furgo 🙂
Foram 10 dias espetaculares! Já temos planos para reformularmos a nossa carrinha e claro para as próximas viagens.
Foram 10 dias espetaculares! Já temos planos para reformularmos a nossa carrinha e claro para as próximas viagens.
Benalauria, Andaluzia |
Sem comentários:
Enviar um comentário