In Road & Off Road: Picos da Europa



Rumo ao norte de Espanha demoramos 8 dias a percorrer o roteiro que tínhamos previsto para Agosto de 2018. A ideia principal da viagem seria perder-nos entre as altas montanhas que compõe os Picos da Europa mas também tirar algum tempo para sentir a maresia da costa atlântica espanhola. Entre montanhas, praias e pueblos lá fomos nós rumo ao desconhecido.
A primeira viagem até Bilbau demorou cerca de sete horas depois disso as distancias eram mais curtas, o que é bom. Não é fácil fazer viagens de grandes distâncias apesar do banco em gel ser o nosso grande amigo. No entanto já nos estamos a habituar. E cada vez mais longe vamos parar, sempre que possível com duas rodas a acompanhar.
Veja aqui como foi o nosso aventura pelas estradas dos Picos da Europa.

O QUE NÃO PERDER NUMA VIAGEM PELO NORTE DE ESPANHA?



SAN JUAN DE GAZTELUGATXE

É uma pequena ilha que está ligada ao continente por uma ponte na qual construíram uma capela dedicada a João Batista. Pelo trilho existe vestígios de se realizar comemorações ligadas às igreja.
Apesar do acesso ao local ser gratuito este é controlado, para aceder é necessário pedir o bilhete no posto de informação ou tirar através da internet. Aconselho a que tire o bilhete pela internet pois estes bilhetes pretende restringir o numero de visitantes ao local, assim não corre o risco de não conseguir visitar.
O caminho para a ilha é feito por dois percursos. O mais curto demora cerca de 30 minutos, neste é onde se encontram o maior numero de turistas. O caminho mais longo faz-se em 45 minutos. Ambos os caminhos têm bastante inclinação. Não se esqueça de levar água, comida e calçado confortável.
IMG_20180812_131648
Ponte de San Juan de Gaztelugatxe


IMG_20180812_131659.jpg
Capela de San Juan de Gaztelugatxe


SANTILLANA DEL MAR

Esta província da região autônoma da Cantábria tem uma identidade única capaz de envolver todos os visitantes. Flores são vistas com regularidade às janelas e nas ruas para além do comercio existem alguns cantores que as embelezam. A fotografia antiga é também uma particularidade que podemos ver – um senhor já com alguma idade tira fotografias às pessoas que por lá passam e em troca ofereces o que quiseres.
Um local única para uma paragem de um par de horas.
IMG_20180812_190349.jpg
Santilla del Mar


IMG_20180812_191038.jpg
Fotografias Antigas


LAS ARENAS

Situada da região de Cabrales, município da província e comunidade autónoma das Astúrias, é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Picos da Europa. Este local é ótimo para se hospedar tem restaurares, supermercados, comercio e estradas que nos levam a encontrar todos os recantos dos Picos da Europa.
Não se esqueça de provar a sidra, uma das bebidas tradicionais da zona. A sidra provem da maça e tem baixo teor alcoólico no entanto a sua forma de servir vai despertar interesse.
IMG_20180812_215317
Servir Sidra
IMG_20180812_215418
Sidra ao Jantar

 

PERCURSOS PEDESTRES

São muitos os percursos pedestres sinalizados no Parque Nacional dos Picos da Europa difícil é escolher quais deles deveremos fazer. Nós fizemos o PR-14 em direção a Fuente Dé. Caminhamos um pouco pelo GR-202 de Pandebano a Bulnes. O PR-19 levou-nos de Bulnes ao Pico do Urrielo. E ainda o PR-21 do Pico do Urrielo a Pandebano. Há muitos trilhos ainda a percorrer. De todos os que fizemos aconselho o PR-19 apesar de ser o mais difícil é também o mais bonito e nem todas as estão preparadas para o fazer.
Apresentação1.jpg
Mapa Percursos Pedestres

 

FUENTE DÉ

Chegamos ao Teleférico de  Fuente Dé através do trilho PR-24 depois de termos estado meios perdidos numa estrada de terra com bastantes pedras indicada pelo google maps. Pelo que vimos no mapa estávamos no GR-202. Quando vimos a indicação do Fuente Dé seguimos a pé e depois de 2h sensivelmente chegamos ao local do teleférico. Antes de chegarmos ao teleférico sentimos a calma e tranquilidade que a natureza nos oferece. Por sua vez quando chegamos ao local exato do teleférico o turismo sufoca a natureza e a tranquilidade anterior não se aplica neste local.
Depois da visita relâmpago pelo teleférico continuamos pela estrada nacional até Espinama onde encontrarmos o GR-202, o qual teríamos que seguir até encontrarmos a mota que teríamos deixado antes de percorrer o PR-24.
IMG_20180813_132124.jpg
Fuente Dé

 

MIRADOURO DE SANTA CATALINA

Situado no monte Santa Catalina este miradouro tem umas vistas espetaculares sobre o Desfiladero de la Ermida. Percorra o desfiladeiro e suba até ao miradouro não se irá arrepender.
IMG_20180813_171408.jpg
Miradouro Santa Catalina

 

PANDEBANO – BULNES –  REFÚGIO DE URRIELLU

Seguimos bem cedo em direção a Sotres queríamos deixar a mota em Pandebano para iniciarmos o GR-202 até Bulnes. O trilho demorou cerca de 3h30. Mais uma vez a natureza envolveu-nos de uma forma fascinante. Pelo caminho, volta e meia, estávamos acompanhados pelo gado que pastava ao longo dos terrenos.
Quando chegamos a Bulnes era hora de almoço. Já esperávamos que Bulnes seria rodeado de turismo pois para lá parte o funicular, que leva as pessoas de forma fácil até este local, bem no centro dos Picos da Europa. Em Bulnes tem bastantes restaurantes e comercio não falta.
Continuamos o nosso caminho, desta vez pelo PR-19. Apesar de difícil esta foi uma das rotas mais bonitas que já fiz. Pelo trilho encontramos poucas pessoas talvez seja isso que lhe torna ainda mais encantador. Demoramos cerca de 4h a percorrer o trilho quando chegamos fomos até ao Refugiu Urriellu, já tínhamos reservado a nossa dormida.
IMG_20180814_113047
GR- 202 Pandebano-Bulnes


IMG_20180814_174621
PR-19 Bulnes-Urriellu

IMG_20180814_173326
Vista Narango de Bulnes

 

ESCALADA NARANGO DE BULNES – PANDEBANO

O nosso objetivo ao chegar ao Pico do Urriello era fazer escalada pelo monstruoso Narango de Bulnes. Nesta aventura não estávamos sozinhos, Raúl era o nosso guia, quem nos ia ajudar na subida ao Narango. Para chegar ao Narango levantamo-nos bem cedo por volta das 4h da manhã percorremos 2h de trilho e começamos a escalar ao amanhecer. Já tínhamos feito algumas paredes de escalada mas nunca como o Narango de Bulnes, quase desistimos. Com muita força e com a ajuda do Raul conseguimos chegar até ao fim depois de muito esforço. Não esperávamos que fosse tão difícil a escalada o que é certo é que conseguimos e aprendemos várias técnicas que colocamos hoje em pratica no montanhismo. Veja aqui como correu a nossa aventura pelo Narango.
Depois de 4h de escalada voltamos mais 2h pelo trilho até ao refugio. Depois de chegarmos ao refugio descansamos durante cerca de 1h, abastecemos água e comida, faltava agora uma caminhada de mais 2h até à mota.
IMG_20180815_110011
Escalada Narango de Bulnes
IMG_20180815_111131
Pico Narango de Bulnes

RUTA DEL CARES

E talvez uma das rotas mais conhecidas dos Picos da Europa. Este trilho faz-se entre as localidades de Poncebos e de Caín. É um percurso linear que demora cerca de 3h só num sentido. Infelizmente no dia que tínhamos estipulas para fazer o trilho estava a chover e como também ainda estávamos muito cansados, por causa da escalada, optamos por deixar esta rota para um dia mais tarde.

SANTA CUEVA DE COVADONGA

Apesar de não ter sido pelo facto religioso optamos por visitar esta gruta nos interiores no monte Auseva. Não nos arrependemos a gruta e a cascata faz deste um lugar lido. A beleza estende-se até ao santuário de Covadonga.
IMG_20180818_101215.jpg
Santa Cueva de Covadonga

 

LAGOS COVADONGA

Não fomos até ao lagos porque apesar de não haver informação na internet depois das 8h da manhã o acesso aos lagos é só feito de autocarro desde o santuário de Covadonga. Neste caso chegue cedo e suba até aos lagos ou então depois só terá a opção dos transportes turísticos.

PLAYA DE LAS CATEDRALES

Tire o ticket online apesar de não se pagar é obrigatório o bilhete. Nós não tínhamos bilhetes mas tivemos a sorte de um grupo de pessoas com dois bilhetes a mais nos ter dado e assim podemos visitar estar lida praia. Antes de ir veja também quando é que a maré está baixa pois só nessa altura é que consegue descer ate as catedrais. O local é fabuloso desde o mar às formas que as diferentes catedrais estão expostas.
Vale bem a pena!
IMG_20180818_152339.jpg
Playa de la Catedrales


 VAI ATÉ AO NORTE DE ESPANHA E... VIAJA COM ALMA

Sem comentários:

Enviar um comentário